COMPARTILHE ISSO

Recebemos para testes o belo aparelho Lenovo Vibe A7010, lançado no final do ano passado. Ele vem com uma câmera traseira de 13MP e uma frontal de 5MP, além de Flash duplo e sensor biométrico. Contém tecnologia Dolby Atmos e recebe um ecrã de 5.5″ full HD. Seu som também não fica para baixo. Conheça mais desse aparelho nesse review.IMG_20160122_143851

Em dezembro de 2015, vimos a Lenovo lançar seu aparelho Vibe A7010. É um aparelho elegante, com um belo design e com belas especificações. Conta com ótima capacidade para jogos e aplicativos, além de ser excelente para fazer suas fotos e vídeos, e músicas, claro. Um smartphone de classe intermediária com preço mediano, não sendo tão acessível à qualquer pessoa, mas ainda assim sendo um investimento que vale a pena. Girando (hoje) entre 1.100 e 1.200 reais no mercado, compensa seu preço com a velocidade e tempo de uso.

Estou com o aparelho há uma semana e até o momento só tive prazer ao utiliza-lo, e hoje verá o porquê.

 

DESIGN

Seu design é bonito e elegante. Vemos um grande ecrã de 5.5″ full HD, a câmera frontal de 5MP e dois grandes fones (um na parte superior e um na parte inferior da tela) que, se não parar para reparar, podem passar por despercebidos. Do lado direito temos os botões de volume e energia, respectivamente. Na parte de cima, temos uma entrada para fone de ouvido P2, a entrada padrão que todos conhecemos. Já na parte de baixo, há a entrada para o carregador micro usb, mais uma vez no padrão que há muito conhecemos nos dispositivos. Na parte traseira do celular, vemos a câmera de 13MP e, abaixo dela, um sensor de impressões digitais. Ao lado da câmera, podemos ver um flash duplo.trás

O modelo que recebi conta com a tampa traseira preta a laterais prateadas. Ao remover a tampa, o aparelho conta com uma grande bateria irremovível de 3.300mAh, as entradas para os dois chips e, escondida junto à entrada do chip 2, a entrada para cartão micro-sd. Para proteger a tampa traseira – que é muito fina – o aparelho vem com uma capa protetora transparente. A tampa, quando colocada, fica perfeitamente encaixada em cada ponto, sem deixar nenhum espaço perceptível vazio entre a tampa e a bateria.

 

PROCESSADOR E VELOCIDADE

O aparelho conta com um processador True Octa-Core 64bit de 1.3 GHz. Sua capacidade de processamento foi superior a muito aparelhos que são ditos top de linha e, portanto, muito superior à qualidade dos intermediários. Experimentei nele alguns jogos e aplicativos considerados pesados para os aparelhos Android e alguns mais leves. Todos rodaram com perfeição. Entre os jogos e apps, estavam Batman – O cavaleiro das trevas renasce, Batman: Arkham Origins, Sonic Dash 2, Mortal Kombat X, Need for Speed No Limits, Geogebra, Hungry Shark Attack e Angry Birds Action.testes a7010

No teste de Benchmark, que testa o desempenho do aparelho no limite, o Vibe A7010 conquistou a nota 35747, ficando assim na 26º posição entre os aparelhos testados pelo aplicativo AnTuTu Benchmark. Testamos também com o app 3DMark, mais focado em games. Nesse, no entanto, o aparelho ficou com uma nota bem baixa. 179 utilizando ES 3.1 e 280 utilizando ES 3.0. Recebeu três estrelas. Utilizamos ainda um terceiro aplicativo: CPU Prime. Com esse, a pontuação foi excelente. Atingiu 10937 pontos. Mais que o Nvidia Shield, que atingiu 8400. Também mais que o LG G2 e o Galaxy S4, que atingiram, respectivamente, 6000 e 4950 pontos.

O dispositivo conta com 2 GB de memória RAM. Isso permite que ele funcione com alto desempenho sem quaisquer preocupações. Jogos de simuladores, como Plane Simulator, Bus Simulator, Flight Pilot, etc., rodam com perfeição nesse aparelho. A tela suportou muito bem e sem esforço os gráficos 3D e sem dificuldade pude jogar todos os jogos que testei. Levei o aparelho ao limite e ele mal aqueceu.

 

ECRÃ

O ecrã tem 5.5″ e é Full HD. Mesmo observando de muito perto, a qualidade da tela não permite ver os pixels, o que é ótimo. O único erro que vi no aparelho foi com a tela, mas não foi absolutamente nada de grave e é culpa do software. Ao trocar de tela na página inicial e voltar a tela original, um pequeno bug faz com que um pedaço da tela anterior apareça novamente no canto da tela atual. Não é nada de preocupante. DETALHE: ENQUANTO EU ESCREVIA ESSE PARÁGRAFO, UMA ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE CHEGOU E RETIROU O BUG.

Ao clicar e segurar na tela, temos as configurações da mesma. Podemos alterar o plano de fundo e adicionar widgets, além de alterar algumas preferências e fazer uma visita às configurações. Nas preferências, há a opção de rolagem infinita, a seleção de estilo da tela inicial (VibeUI ou Android comum), alterações na barra de notificações, restauração de backup da tela inicial e configuração de efeito de rolagem e rolagem do papel de parede.

 

CONFIGURAÇÕES

Dentro do menu de configurações, temos tudo para deixar o celular como “nosso”. Vemos na primeira parte as configurações de comunicação, sendo modo avião, Wi-Fi, Redes móveis, bluetooth, uso de dados, NFC, VPN e Roteador Wi-Fi. Em seguida temos as configurações pessoais: toques e volumes, tela, bloqueio de tela, central de notificações e recursos. Nos recursos, há a opção “gire para desligar”. É algo que gosto, pois facilita para não precisar apertar o botão de energia para desligar a tela, permitindo que só precise virar a tela para baixo. Também há a microtela, para facilitar o uso com uma mão, já que ele é bem grande.CONFIG A7010

Abaixo, nas configurações básicas, temos data e hora, idioma e texto, configurações de chamada, ligar e desligar programado, gerenciamento de SIM e serviços de localização. Em seguida temos as configurações de contas e, logo abaixo, do sistema. Nessas, temos os controles de permissão, gerenciamento da área segura, segurança, sensor de impressão digital, gerenciamento de energia, armazenamento, aplicativos, backup e redefinição, usuários, acessibilidade, impressão e sobre o telefone.

 

BATERIA

A bateria é de 3.300 mAh, que é um ótimo valor. o Moto X Force, que sabemos que tem uma excelente bateria, tem 3.760 mAh, o que é apenas 460 a mais que o Vibe A7010. A bateria do Vibe durou um dia inteiro sem problemas, mesmo sendo utilizado para jogos constantemente, e leve em consideração que são os jogos que eu mencionei antes. A opção de economia de energia padrão do Android Lollipop obviamente está presente, e funciona, como já sabemos, bem. No entanto, o Vibe trouxe sua própria economia de energia, chamada “Economia de Energia Definitiva”. Ao ser ativada, ela permite somente funções de chamada e mensagens, e assim aumentam o tempo de uso do aparelho para vários dias. Com a opção ativada, há uma tela com fundo escuro e letras claras. Na foto, você vê que a economia afirma que o aparelho ficaria acordado por 58 horas, a partir daquele momento. Caso queira desativar essa economia, basta clicar no X.

 

CÂMERA

A câmera traseira tem 13 MP e a frontal tem 5 MP. São ótimas para tirar suas fotos e tem ótima qualidade. Mais abaixo você vê uma foto tirada com a câmera traseira e uma tirada com a câmera frontal. Pode ver que ambas as fotos têm excelente qualidade de imagem e cumprem com o que prometem. A qualidade de vídeo também não deixa a desejar. Sua filmagem em full HD com resolução de 1920×1080 permite uma ótima filmagem dos seus momentos. Sem contar que a velocidade do aparelho faz com que a câmera não dê nenhum problema em salvar seu vídeo (ou foto), diferente de muitos dispositivos que te obrigam a esperar ele renderizar as imagens (esse faz isso muito, muito rápido). Os selfies ficam muito bem ajustados e estáveis e podem te proporcionar ótimas experiências.câmeras a7010

 

CUSTO BENEFÍCIO

Na parte de custo benefício, devemos dizer que o valor não é acessível a qualquer pessoa. Custa hoje entre 1.100 e 1.200 reais no mercado e não são todos que podem pagar por isso, no entanto é um valor imensamente justo e barato, frente às qualidades que te apresentei hoje. Em média, um aparelho com semelhantes capacidades custaria entre 1.500 e 1.700 reais, então 1.200 está ótimo. Levando em conta que quem quiser comprar, poderá sempre parcelar o valor, o custo benefício está excelente. Na teoria, é um aparelho intermediário, mas pode considera-lo como um pouco mais que isso, principalmente em vista da sua classificação frente aos outros dispositivos testados pelo aplicativo AnTuTu. Seu software é o Android Lollipop  5.1 e sua velocidade é incrível. O armazenamento é de 32 GB e tem 2 GB de RAM, coisa que não é de costume encontrar em aparelhos intermediários. A Lenovo realmente soube fazer um bom dispositivo móvel e impressionou. Resta agora saber o que vem pela frente.

 

REVIEW EM VÍDEO

Abaixo você pode conferir nosso review em vídeo, publicado no nosso canal do YouTube.

O que achou do Vibe? Comente e dê sua opinião. Caso deseje, pode comprar o Vibe A7010 na nossa loja virtual clicando aqui!


mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

1 comentário

Ilza Vivian · 11 de maio de 2016 às 13:56

Muito TOP, tanto o celular quanto o vídeo. Detalhe para os sons dos aviões passando kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: