COMPARTILHE ISSO

Há poucos dias do maior evento esportivo do ano, o Instagram em parceria com alguns dos maiores nomes brasileiros de arte e grafite lançam o @InstawalkRio – um mapeamento de cerca de 50 obras espalhadas pelas rua no Rio de Janeiro. O mapa completo está disponível a partir de hoje na conta do Instagram da ação (@InstawalkRio) e poderá ser acessada por qualquer um pelo smartphone ou pelo computador.Instagram_Rainbow_Banner

As novas obras de Acme, Luiz Zerbini, Raul Mourão, Rita Wainer e Vik Muniz podem ser encontradas no Boulevard Olímpico, na Orla Luis Paulo Conde, região central do Rio de Janeiro e variam de enormes grafites e colagens a intervenções urbanas, como um balanço de madeira em forma de baleia. Além do mapa criado pelo Instagram, cada um dos cinco artistas assinarão um roteiro separado, que também estarão disponíveis na conta do @InstawalkRio a partir do dia 9 de agosto, para levar toda a comunidade do Instagram por algumas de suas obras preferidas do Rio.

fim.✨. cabamos???? @stile_rj @simografia ❤️

Uma foto publicada por rita wainer (@hytawayner) em


O @InstawalkRio é um projeto que começa agora sem data para terminar. “Queremos trazer ainda mais essas obras à tona e mostrar a todos o quão rica é a arte de rua no Rio de Janeiro. Construímos esse projeto pensado nos brasileiros, turistas e uma comunidade de mais de 500 milhões de pessoas no Instagram que não necessariamente conseguirão vir ao Rio, mas poderão experimentar um pouco da cultura local por meio do @InstawalkRio“, disse Christian Rôças, líder de parcerias estratégicas do Instagram no Brasil.

Usando a hashtag #InstawalkRio, a comunidade do Instagram que estará na cidade também poderá compartilhar seu ponto de vista único das obras e roteiros abrindo janelas do Rio para o mundo todo.

Installing an outdoor work at the Olympic Boulevard. #ricohtheta

Uma foto publicada por Vik Muniz (@vikmuniz) em

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, atualmente 80% da comunidade do Instagram está fora do país e o Brasil tem papel de destaque nesse contexto, ocupando a segunda posição em termos de contas ativas mensais na plataforma. São mais de 35 milhões de contas brasileiras e arte é um dos principais assuntos na plataforma.

A ação acontece com apoio do @visit.rio.

Veja abaixo uma breve bio dos artistas e uma imagem do mapa na conta @instawalkrio.

Confira aqui também o trabalho de alguns dos artistas que fazem parte do mapa:

O Pensador #thethinker

Uma foto publicada por Eduardo Kobra ???????? (@kobrastreetart) em

At Safi, Morocco #safi #pantonio #mural

Uma foto publicada por Pantonio (@pantonio.o) em

Novas obras | Bios dos artistas

 

ACME – @universoacme
O “artivista” Urbano Carlos Esquivel, mais conhecido nas ruas e redes sociais por ACME, nasceu em 1978 pelas mãos de uma parteira na Comunidade do Pavão – Pavãozinho Favela da Zona Sul do Rio de Janeiro. No alto da Comunidade fincou raízes e abraçou a luta pela dignidade do lugar, onde foi fundador de um museu territorial e um centro cultural. Autodidata, ACME nunca frequentou cursos ou universidades, desenvolveu sua identidade artística a partir do olhar da favela para o mundo, tendo cotidiano, memória comunitária e o panorama sócio-político como inspiração. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

LUIZ ZERBINI – @luizzerbini
Luiz Zerbini, São Paulo, 1959, é um dos artistas que despontaram na década de 1980 e chega à maturidade explorando praticamente todos os aspectos da arte contemporânea. Desde o trabalho individual como pintor, até o coletivo no grupo Chelpa Ferro, desenvolve sua linguagem na utilização diversificada de mídias como vídeo, escultura, fotografia, música, desenho, pintura, arte gráfica, ambientes e instalações. A obra de Zerbini é considerada hoje pelos críticos uma referência na arte brasileira. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

RAUL MOURÃO – @raulmourao
Raul Mourão é artista plástico, nasceu no Rio de Janeiro em 1967. Estudou na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e expõe seu trabalho desde 1991. Sua obra abrange a produção de desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e performances. Construídas com diversos materiais, suas peças transitam entre dois campos opostos: o ficcional e o documental. De um lado, estão as criações puras, concebidas a partir da fantasia; do outro, estão as obras nascidas das observações do real – a cidade, o futebol, a política ou os botequins. Vive e trabalha entre Nova York e Rio de Janeiro.

RITA WAINER – @hytawayner
Rita Wainer nasceu em são Paulo em 1977. Sua obra consiste na mistura de pintura com traços melancólicos e textos poéticos em suportes variados como louças antigas, papel, tecidos, telas, paredes e rua. Utiliza a internet de forma intensa como ferramenta de comunicação, tanto para venda como para disseminação de suas imagens através das redes sociais. Trabalha com as plataformas de venda online: loja e aplicativo para celular e atende compradores diretamente em seu atelier. Vive e trabalha no rio de janeiro desde 2013.

VIK MUNIZ – @vikmuniz
Vik Muniz, São Paulo, 1961, é fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. Muniz busca na fotografia a expressão para questões de representação da realidade, ligando-a ao desenho e à pintura, de forma não-convencional. Suas imagens suscitam no espectador a sensação de estranheza, e o questionamento da fotografia como reprodução fiel da realidade. Também inova ao estabelecer uma relação original entre o artista, a obra de arte e o espectador, que deve refletir mas também se deixar levar pelos mecanismos da ilusão. Vive e trabalha no Rio de Janeiro e Nova York.

Categorias: Notícias

mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: