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No HUAWEI CONNECT 2016, a Huawei lançou o critério de experiência Game Mean Opinion Score (gMOS), primeiro da indústria com linguagem unificada e quantitativa que avalia a experiência de jogos móveis. O critério fornece contadores quantitativos e orientação para todos os participantes do ecossistema de jogos móveis, incluindo desenvolvedores, operadores e usuários.

A Huawei fornecerá um kit de desenvolvimento de software para que os desenvolvedores de jogos possam integrar a ferramenta de avaliação gMOS em seus jogos, acelerando o processo na qual a metodologia e o kit de ferramenta da experiência gMOS beneficiem rapidamente o ecossistema como um todo.

Ryan Ding, presidente de produtos e soluções da Huawei

Ryan Ding, presidente de produtos e soluções da Huawei

Com os handsets se tornando cada vez mais populares, mais e mais jogos móveis foram criados, resultando em um grande crescimento de jogadores móveis. De acordo com estatísticas, os jogos móveis contabilizam até 45% e 68% de todos os usuários de Internet móvel, respectivamente, na China e nos EUA. A receita global proveniente desses jogos ultrapassará US$ 39,6 bilhões em 2016 e terá uma taxa de crescimento anual composta de 6,6% até atingir US$ 52,5 bilhões em 2019. Dados fornecidos pelo YouTube indicam que 15% de seus recursos de vídeo estão relacionados a jogos. Dessa forma, a experiência com jogos móveis será crucial para avaliar o desempenho da rede das operadoras em um futuro próximo.

O gMOS surgiu para ajudar no desenvolvimento de jogos móveis. O laboratório mLab da Huawei (MBB Lab) propôs que a rede sem fio tenha amostras colhidas para avaliar a experiência e medir a qualidade da jogabilidade. O critério de experiência gMOS inclui: interatividade do jogo, carregamento do jogo e transmissão do jogo. Assim, as pontuações gMOS medem a capacidade da rede em suportar a reprodução de jogos móveis.

O gMOS pode ajudar as operadoras a avaliarem a experiência dos usuários online, e rapidamente descobrir problemas, implantar a otimização precisa da rede para melhorar o desempenho da mesma e a satisfação do usuário, bem como o ROI. Já para os desenvolvedores de jogos, o gMOS auxilia no gerenciamento da experiência do usuário e o Big Data (como gerenciamento baseado na localização geográfica). Os dados gMOS fornecem aos desenvolvedores orientação para resolver problemas que normalmente são invisíveis da rede. Além disso, o critério permite que os jogos móveis otimizem totalmente o desempenho da rede móvel.


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Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

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