COMPARTILHE ISSO

A Huawei e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciam hoje uma parceria para pesquisa e desenvolvimento em redes definidas por software (SDN) para ambientes de alto volume de dados científicos. O projeto promoverá cooperação técnico-científica entre a Huawei e o Núcleo de Computação Científica e o São Paulo Research and Analysis Center da Unesp, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto visando integrar as tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais. O acordo foi assinado hoje durante a Futurecom 2016, o principal evento de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da América Latina.huawei-unesp

Por meio deste acordo, os pesquisadores da Unesp aplicarão tecnologias avançadas de SDN e computação de alto desempenho (HPC, sigla para High Performance Computing) da Huawei para colaborar em pesquisas científicas com seus pares internacionais: CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, e o Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia. Além da pesquisa acadêmica, são esperados resultados práticos para a indústria. O tema SDN, em especial, é visto pelo mundo acadêmico e o setor privado com um conceito tecnológico capaz de trazer grandes benefícios para o mercado e sociedade, pois adiciona um componente relacionado à agilidade nos processos de configuração e provisionamento. A utilização de técnicas avançadas de gestão de redes e computação de alto desempenho também terão papel fundamental para a comunicação entre datacenters implementados em localidades distantes umas das outras.

“Estamos muito honrados em poder ser parceiros de um projeto de tamanha relevância para a sociedade. A Unesp, CERN e Caltech são lideres globais em centros de pesquisas e seus projetos conjuntos demandam um grande processamento de dados e necessita de infraestrutura de redes com alta confiabilidade”, declarou o Sr. Jackey Wang, Vice-Presidente de Marketing e Soluções da Huawei Enterprise Brasil.

Além dos resultados da pesquisa e desenvolvimento, a Huawei e a Unesp esperam que o projeto gere conhecimento em uma área inovadora, a qual exige conhecimentos avançados de tecnologia. “Temos procurado promover projetos de P&D com o setor privado, na tentativa de manter nosso corpo técnico-científico atualizado no estado da arte das tecnologias de TIC e, ao menos tempo, identificar nossos talentos na área. É um grande prazer ter agora a Huawei como parceira em um projeto de grande impacto tecnológico”, diz o Prof. Sérgio Novaes, Diretor Científico do NCC e Pesquisador Responsável do SPRACE.

O projeto também apresenta forte potencial de propagar o conhecimento adquirido dentro e fora da universidade, uma vez que a interligação de datacenters usando tecnologias baseadas em SDN e cloud computing representa tema de grande interesse tanto para o meio acadêmico quanto para a indústria. A pesquisa foi concebida e é coordenada e executada pelos pesquisadores e engenheiros do Núcleo de Computação Científica da Unesp, localizado no campus da Unesp na cidade de São Paulo.


mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: