COMPARTILHE ISSO

Ontem, dia 05/05, a Google Play Store começou a adotar um novo sistema de classificações para todos os aplicativos. Veja detalhes.

google play

Nos últimos meses, os desenvolvedores de aplicativos para Android que estão registrados na Google Play Store receberam uma notificação no Console e também um email avisando sobre a nova forma de classificar seus aplicativos para o público. O desenvolvedor que optasse por não aderir ao novo sistema poderia ter seu aplicativo retirado da loja em alguns países ou até em toda a loja, dependendo do aplicativo. Mas por que esse novo sistema e ao que me refiro exatamente ao falar sobre um “novo sistema”?

É simples. O sistema de classificações não é a nota que os usuários dão ao app na loja, porém o que antigamente era chamado de “Nível de Maturidade”. Isso significa que esse sistema nada mais é do que deixar transposto na página do aplicativo para qual público ele está destinado. Se o aplicativo não têm qualquer material nocivo (como violência, medo ou conteúdo adulto, por exemplo), o aplicativo é classificado como livre. Se ele tiver algum material nocivo, o sistema avaliará qual classificação é melhor para ele, dependendo do tipo de conteúdo que é encontrado no app.

Esse sistema serve apenas para dizer ao usuário qual é o nível de maturidade que ele deve ter para utilizar tal aplicativo, assim como acontece com filmes, programas de TV e revistas. Livre, 12+, 14+, 16+ e 18+ são exemplos de classificações. 12+, por exemplo, significa que aquele material é aconselhável que a pessoa tenha no mínimo 12 anos para utilizar.

No sistema utilizado pela Google Play, após responder um questionário acerca de qual tipo de conteúdo o aplicativo têm, ele gera uma classificação baseada nas respostas do desenvolvedor e também nas exigências de vários sistemas internacionais.classificações1

Após preencher todo o questionário sobre o aplicativo, ele irá gerar um certificado e um código. Não é obrigatório anotar o código para não perder, pois ele salvará automaticamente no console, porém também nada impede que você o faça por questões de segurança.

classificações2

Embora o sistema de classificação só tenha entrado em vigor ontem, já faz alguns meses que os desenvolvedores podem inserir o novo método de classificação. Se você é um desenvolvedor e ainda não inseriu a nova classificação no seu aplicativo, siga os passos:

Preencher o questionário de classificação do seu app

  1. Faça login no Console do desenvolvedor do Google Play.
  2. Selecione um app.
  3. No menu à esquerda, clique em Classificação do conteúdo.
  4. Revise as informações sobre o questionário e digite seu endereço de e-mail.
    • Seu endereço de e-mail será usado para correspondência com a IARC.
  5. Clique em Continuar.
  6. Selecione uma categoria.
  7. Preencha o questionário.
    • Para alterar uma resposta após concluir uma seção, clique em Editar.
    • Se você tiver começado o questionário e desejar concluí-lo mais tarde, clique em Salvar rascunho. Cada app pode ter somente um questionário de rascunho por vez.
  8. Clique em Calcular classificação do app.
  9. Na página de resumo das suas classificações, clique em Aplicar classificação ao meu app.

Após aplicar classificações ao seu app, será possível revisá-las, assim como seus questionários, na página Classificação do conteúdo. Se você desejar responder novamente ao questionário para seu app, clique em Começar novo questionário na página Classificação do conteúdo.

O app pode receber diferentes classificações em diferentes territórios. Isso ocorre porque os padrões de classificação podem ser diferentes dependendo do território, já que cada autoridade usa uma lógica própria para classificar apps.

As autoridades participantes da IARC podem alterar a classificação do seu app após uma revisão. Caso a classificação do seu app seja modificada por uma dessas autoridades e você deseje atualizar suas respostas, será necessário preencher o questionário novamente.

Observação: a classificação calculada exibida pode não ser a mesma que os usuários no Google Play verão. Os envios e as atualizações de apps podem ser rejeitados por deturpar o conteúdo do seu app. Suas respostas ao questionário podem ser usadas a fim de gerar classificações para territórios específicos conforme exigido pelas leis locais.

 

Quer ter mais informações sobre as classificações da Google Play Store? Acesse a página de suporte da Google no link a seguir.

Classificação do conteúdo de apps e jogos

Acessar

Categorias: Notícias

mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

2 comentários

Tiago Brito · 22 de março de 2016 às 09:23

Alguém sabe o tempo aproximado que demora essa classificação? Tenho dois apps que estão com status de Em Andamento há uma semana.

    mm

    Otavio Miguel · 22 de março de 2016 às 19:21

    Cara pra mim nunca demorou nada. Eu envio o formulário antes de publicar e nunca tive problemas com espera ou qualquer coisa assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: