COMPARTILHE ISSO

A atualização Android 4.3 para o novo Samsung Galaxy S4 Google Play edition – que roda a versão pura do sistema da Google – está causando uma dor de cabeça para os donos do aparelho. A versão traz um bug que impede que aplicativos acessem e escrevam dados nocartão de memória. Quando tentam fazê-lo, uma mensagem de erro é exibida.
1598097_orig
Apesar do problema ter uma solução aparentemente simples, a Google e a Samsung ainda não lançaram correções oficiais para o problema. As motivações técnicas são problemas de permissão. Os aplicativos instalados não estariam no grupo certo e então não teriam permissão para escrever no cartão SD. É uma característica dos sistemas Unix e permite que o problema seja corrigido por aqueles que têm um conhecimento básico do sistema.

Se você não tiver um aparelho com root, o ES File Explorer é uma saída para se escrever arquivos e dados manualmente no cartão de memória sem causar erro. Por algum motivo, mesmo sem ser oficialmente compatível com o Android 4.3, o aplicativo ainda assim consegue ler e escrever no cartão.

Caso você tenha um aparelho rooteado, você pode tentar consertar o problema por conta própria sem muito esforço.

4462591_orig

Primeiro, busque pelo arquivo /system/etc/permissions/platform.xml no seu celular ou no computador e adicione na linha 71 (destacado na figura) a linha:

O que a linha de configuração faz é informar ao sistema que o grupo media_rw está permitido a escrever no cartão de memória. Talvez a pressa em publicar a atualização 4.3 para as versões puras do Galaxy S4 tenham deixado esse tipo de erro primário passar sem ser percebido.Caso você seja leigo no assunto e mesmo com o pequeno tutorial não queira se aventurar pelos arquivos de configuração, aguarde pela atualização oficial da Samsung (ou da Google) que não deve demorar a sair.


mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: