COMPARTILHE ISSO

Uma pergunta que muitos estão fazendo é o motivo de celulares de operadora demorarem mais para receber novos upgrades. Em todos os cantos alguém tem essa mesma dúvida, em um exemplo disso é que o Moto G 2013 já recebeu o Lollipop, mas não os vendidos em operadoras.operadorasA resposta é muito simples, mas vai deixar muitas pessoas muito irritadas. Para responder, temos que, primeiro, explicar os tópicos.

  • A Google desenvolve um novo Android e, quando pronto, o envia para as fabricantes. Sempre o Android vem com bugs, sendo que a Google só corrige os erros encontrados em seus Nexus.
  • As fabricantes recebem este Android puro e o adaptam. O deixam compatível com seus aparelhos e retiram todos os bugs que encontram.
  • Em seguida, elas enviam para os usuários de teste que, aos poucos, vão encontrando novos erros e os reportando para as fabricantes. Assim, elas vão retirando estes novos erros.
  • Quando não conseguem encontrar mais nenhum erro, consideram o software como pronto e estável, e em seguida, o liberam para todos os usuários.

Agora sim. Depois que você entendeu estes tópicos, entenda o motivo de que os aparelhos de operadoras demoram mais.

As operadoras e os varejos

Quando a fabricante libera o software para os usuários, existe uma diferença que deve ser levada em conta:

  • Os aparelhos de varejo vem direto da fabricante e, portanto, recebem o software já pronto da mesma. Isso faz com que eles recebam a atualização assim que a fabricante a envia.
  • Por outro lado, as operadoras têm aplicativos próprios, configurações próprias e algumas outras modificações. Assim, ao receber o software das fabricantes, a operadora ainda tem que fazer suas próprias adaptações. Somente após terminar todas as suas adaptações, a operadora libera a atualização para os aparelhos. Por isso que, embora seja o mesmo modelo, os aparelhos comprados nas operadoras demoram mais para receber suas atualizações.

Quer dizer que aparelho de operadora é ruim?

Isso depende muito de cada usuário. Àqueles que querem estar sempre atualizados a cada momento e não ter que esperar muito para receber suas atualizações, o aparelho de operadoras não é aconselhável. Porém, como as operadoras fazem novas atualizações no software, é de costume que elas retirem alguns poucos bugs a mais do que a fabricante, antes de liberar o software para os usuários.

Em resumo, cada um tem suas vantagens, principalmente ao se falar de preço e formas de pagamento, além de planos de dados e outros tipos. Não existe um “melhor” para ser dito aos usuários, pois isso depende muito de cada um.

Como saber se o meu é de operadora?

Se você quer descobrir se o seu aparelho é de operadora ou de varejo, é bem simples. Não é um processo igual em todos os aparelhos, mas normalmente as diferenças são mínimas, então seguindo estes passos você consegue descobrir.

  1. Acesse suas configurações
  2. Vá até “Sobre o telefone”
  3. Procure por “Versão do Sistema”
  4. Se o seu aparelho for de operadora, você verá neste código um nome de alguma operadora, como OI, CLARO, VIVO, TIM, NEXTEL, etc.

A foto abaixo é um exemplo de aparelho sem vínculo com qualquer operadora (aparelho de varejo)wpid-wp-1425836063617.pngE então? O seu aparelho é de varejo ou de operadora? Você têm a última versão do Android: O Lollipop? Comente abaixo.


Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

23 comentários

Fernando · 3 de outubro de 2017 às 12:16

Absurdo as operadoras brigam fazem a maior guerra pra conquistar clientes,força á barra para os clientes comprarem aparelhos vinculados a elas.
Aí quando sai atualização de sistema android ficamos na mão haver navios.

Giovanni · 1 de Março de 2017 às 21:53

Tenho o Galaxy A5 2016 com o Android 5, e meu aparelho foi comprado numa loja Vivo, consegue me ajudar a desvincular? Obrigado.

Diego Souza · 15 de Fevereiro de 2017 às 19:04

Existe alguma forma de retirar a rom da tim ou o canal e mudar para o RTBR?

Diego Souza · 15 de Fevereiro de 2017 às 18:58

Boa noite, o meu é timbr, existe a possibilidade de remover esse vínculo com a operadora?

Tito · 31 de Janeiro de 2017 às 14:44

O meu ta Nll.en.BR, alguem sabe o q é isso?

kaique · 20 de Janeiro de 2017 às 17:29

O meu é j7 da claro não está atualizando como faço pra atualizar pra 6.0.1

Camilla · 15 de Janeiro de 2017 às 03:40

Eu não sei se meu celular é vinculado com a operadora porque quando desligo ele aparece o símbolo da Claro e tem umas configuração da Claro e ele tá com o Android Lollipop já fez de tudo para atualizar e fala que as últimas atualizações já foi atualizada preciso de ajuda por favor quem pode me ajudar vou deixar meu Zap 081992512529

welligton pereira · 4 de outubro de 2016 às 08:25

mano o meu celular e um idol 3 vinculado pela vivo queria o android 6 mais nao sei quando vai sair alguem poderia me dizer

Soraya Macedo · 13 de setembro de 2016 às 10:21

O meu é o J5
J500MUBU1AOI2. Como Fasso pra Atualizar.?

Vinicius · 24 de agosto de 2016 às 00:09

O meu tbm é um ou da oi kkk foi sms

Pamella · 23 de agosto de 2016 às 22:34

O meu é vinculado ao Tim, como faço pra receber a atualização? Devo ir a uma loja autorizada TIM???
Já tentei de tudo, até reboot, deu em nada, mesmo baixando a versão do sistema em zip e fazer manualmente não deu, restaurei de fabrica pq tava travando muito, agora nao quer mais atualizar o software. Saco!!!

Leandro · 20 de agosto de 2016 às 14:01

Oi mais nuca eu compro celular vinculado demora tanto para atualizar e não tem NADA de diferente dos outros que já está atualizado eu já sei quando eu comprar outro a primeira coisa que eu vou perguntar e se ele é vinculado com aperadora

Samuel Soares · 31 de julho de 2016 às 23:34

Mano o meu j5 é da oi, e doi ver os outros atualizados e o meu não 🙁

Luan Castro · 23 de julho de 2016 às 14:34

Tambem Quero Mt Saber, o Meu e o J5 Da Tim

[email protected] · 11 de julho de 2016 às 11:38

Eu tenho um galaxy j5 da vivo. Ainda não recebi a atualização pro android marshmallow.alguém pode me dizer se vai demorar muito?

Alan · 21 de Fevereiro de 2016 às 02:25

Geralmente sai atualização com quanto tempo depois dos outros?

Marcos Antônio · 16 de Fevereiro de 2016 às 14:39

O meu termina em retbr.en.BR. timbr é vinculado?

    Otavio Miguel · 16 de Fevereiro de 2016 às 21:50

    Sim. Note o “timbr” no final. TIM Brasil

juçara · 29 de Janeiro de 2016 às 08:39

O meu termina em retbr.en.BR.oibr..e vinculado?

evandro · 24 de dezembro de 2015 às 02:04

Não é de operadora e tbm não tem a versão lollipop

Rafael · 13 de julho de 2015 às 13:17

Correção: 6030n

Rafael · 13 de julho de 2015 às 13:13

Tenho um Alcatel one touch idol 6039n e ele tem o jelly beans até hoje, a empresa não me deu uma resposta plausível quando perguntei sobre a atualização, simplesmente largaram o suporte ao aparelho. O aparelho n é de operadora.

    Otavio Miguel · 13 de julho de 2015 às 13:22

    Outros aparelhos desse mesmo modelo receberam o Jelly Bean? Seu celular pode simplesmente não receber a atualização e a empresa pode não ter respondido por isso. Celulares que não estão na lista de atualizações nunca são atualizados e por isso você poderia tentar instalar uma room customizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: