COMPARTILHE ISSO

Às vezes, ser programador freelancer não é uma tarefa fácil, independentemente do sistema operacional. Se você é desenvolvedor de aplicativos Android há algum tempo, ou se você acabou de entrar no campo do desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional do Google, certamente estas dicas vão-lhe interessar.  Não é fácil ser um novato. Não importa se estamos a falar sobre desenvolvimento de apps ou seu primeiro dia como professor de literatura, há que reconhecer que é difícil de se acostumar com a mudança. E nesses momentos iniciais, quando você é um principiante, é onde os conselhos de especialistas e experientes tem maior valor.

desenvolvedor-de-aplicativos-moveis

Então, se você esta lendo este artigo nesse instante, é porque você estava procurando por essas dicas  importantes para um desenvolvedor de aplicativos Android iniciante. Alguns parecem óbvias e pode ser que você já conhece, mas outros… certeza de que você nunca pensou sobre elas. Você esta pronto? Vamos começar…

1.  Você tem que estudar os documentos que o Google oferece

Um dos pontos mais simples e óbvios que todos os desenvolvedores devem prestar atenção é a  documentação oferecida pela empresa responsável por cada sistema operacional. Neste caso, como um desenvolvedor iniciante de Android, você terá que estudar cuidadosamente todas as informações que o Google coloca ao seu alcance. Da página programadores Android podem acessar informações. Está disponível online e para download com o SDK respectivos. Você pode consultar, guias, tutoriais e muitos mais materiais para criar aplicativos Android. E o mesmo acontece com Apple iOS e outros sistemas operacionais.

2.  Solicita ajuda a outro desenvolvedor de aplicativos Android se você precisar

Mas há momentos em que mesmo as informações que a Goolge nos dá, ou o que podemos encontrar no vasto mundo da Internet, pode nos resolver uma simples dúvida. Portanto, sempre recomendamos que se você precisar… não hesite em pedir ajuda para outro desenvolvedor de apps Android que têm mais experiência do que você.

Além disso, a comunidade Android é enorme e dispostos a ajudar os novos desenvolvedores dessa linguagem de apps. Seja em fóruns, páginas e comunidades colaborativas de desenvolvedores peça ajuda para tirar suas dúvidas. Se você quer um resultado de topo para seus apps, pede ajuda para os desenvolvedores de topo, você sempre pode aprender algo com os especialistas.

3.  Primeiro crie o protótipo, em seguida, desenvolve o app

Antes de chegar ao código do app, jogo, mobile web, programação etc… primeiro prepara o protótipo. Ou seja, é muito melhor fazer primeiro algumas simples e maquetas funcionais, um protótipo, para que o cliente possa ter uma ideia sobre como vai ser o resultado final. Você sabe que existem muitas ferramentas de prototipagem muito útil para esta tarefa, que é adaptada às suas necessidades. Uma vez que o cliente valida o protótipo será tempo para desenvolver e começar o trabalho de verdade, embora você nunca deve menosprezar esta fase que pode te poupar um monte de trabalho mais tarde.

protótipo-desenvolvedor-de-aplicativos-moveis

 

4.  Lembre-se: desenvolver em Android e iOS não é a mesma coisa.

Se você é proficiente em dois dos principais sistemas operacionais  (Android e iOS), pense antes de agir. Lembre-se que Android e iOS não são a mesma coisa. Primeiro, elas têm estilos diferentes em geral ao criar apps. E a interação do usuário com o app não é igual ao que usa Android do que para o qual usa o iOS. Esta é uma questão que você deve tomar cuidado especial e que requer um estudo mais aprofundado.

5. Encarregar-se da manutenção das apps

Os clientes que contam com empresas de desenvolvimento ou desenvolvedores freelance de aplicativos móveis fazem-lo, porque não têm nenhuma equipa técnica e nem pessoal de suporte necessário para a manutenção dos móveis. Por outro lado, também muitos são os aplicativos móveis que perdem força, posicionamento, uso e eventualmente morrem porque não há ninguém que irá atualizá-los e melhorá-los. Pode adicionar recursos, melhorar os já existentes ou atualizando o design dos aplicativos.

Como desenvolvedor Android, que criou o app, você pode oferecer o serviço de manutenção do aplicativo. Quem melhor do que você sabe os prós e contras do projeto? Além disso, também significa trabalho continuado e salário mensal fixo.

6. Atenção ao design do app

Preste atenção na usabilidade do app, como já dissemos antes, é uma das coisas mais importantes quando se trata de desenvolvimento de aplicativos. Usabilidade está também intimamente ligada ao design de aplicativos, para ter noções básicas sobre como projetar aplicativos. É a chave para o desenvolvimento de um bom aplicativo móvel. Pelo menos você terá que aprender a trabalhar em estreita colaboração com o designer de aplicativos para que o resultado seja o ideal.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: