COMPARTILHE ISSO

Seu celular está muito lento? Existem vários possíveis motivos, mas um deles é um aplicativo muito pesado rodando em segundo plano. Descubra quais estão gastando mais sua velocidade e travando seu aparelho.velocidade

Alguns aplicativos consomem tanta memória rodando em segundo plano no seu aparelho que ele começa a travar por falta dessa memória até para realizar os processos mais simples, como abrir um aplicativo qualquer ou até fazer uma pesquisa, por exemplo. Ele pode chegar a travar até por você simplesmente desbloquear seu aparelho ou abrir a bandeja de aplicativos.

Não se preocupe com jogos de mais de um giga, pois na grande maioria das vezes eles não interferem muito nisso. Mesmo que ele rode em segundo plano, o consumo de RAM é baixo, ficando alto somente quando você está jogando. Outros aplicativos estão muito mais no topo da lista, muito acima desses jogos grandes, aplicativos que provavelmente você nunca imaginou, como o aplicativo do Facebook, por exemplo.

O aplicativo Facebook e seus aplicativos derivados (como Messenger e Gerenciador de Páginas) são alguns dos principais vilões no alto consumo de memória RAM. O pior é que é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos o facebook e o messenger instalados.

Através de uma denúncia em um de nossos posts, descobrimos também que existem alguns aplicativos de limpeza de aparelhos que também funcionam em segundo plano e destroem sua memória na tentativa de salva-la, como o Clean Master, por exemplo.

No princípio imaginei que não fosse interferir tanto na memória RAM do meu aparelho, e por isso fiz o teste. Após desinstalar o aplicativo Gerenciador de Páginas do Facebook, Facebook, Messenger e Clean Master (que eram os quatro aplicativos no topo da lista dos que mais gastavam no meu aparelho), vi que o meu celular obteve uma aceleração de mais de 400%. Após ver o resultado, fui mais a fundo para investigar sobre o Clean Master. Imaginei que um aplicativo tão importante como o Facebook não causaria realmente esses danos no meu aparelho. Reinstalei o Facebook, o Messenger e o Gerenciador. O resultado foi que agora meu aparelho voltou a travar algumas vezes, e sempre é por culpa desses apps, pois ao forçar o fechamento deles o aparelho acelerava novamente.

Como descobrir?

Para ver os apps que mais gastavam, utilizei um aplicativo chamado Booster. O objetivo inicial desse app é acelerar o sistema, porém há alguns dias me dei conta de que ele me mostrava quais apps estavam gastando mais RAM e quanto de RAM eles gastavam.wpid-wp-1431379356039.png

Quer experimentar fazer o teste? Baixe o aplicativo Booster e desinstale de 2 a 4 dos aplicativos que ele acusar como os maiores consumidores de memória RAM. Se a lentidão do seu aparelho for causada por falta de RAM, é quase certo de que seu aparelho irá ficar muito, muito mais rápido após a desinstalação.

Booster

Download

Categorias: DicasHardware

mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

2 comentários

Karine Rebouças · 13 de maio de 2015 às 21:15

Clean Master vive bugado, não gostei. Além de não limpar trava o cel, um lixo

    mm

    Otavio Miguel · 13 de maio de 2015 às 21:22

    Muito obrigado por seu comentário. Realmente é verdade, e isso nos deixa muito tristes, afinal ele já foi um aplicativo muito bom que ficou ruim após uma atualização recente. Inclusive fizemos um post sobre ele na época em que ele era bom e tivemos de atualizar o post pedindo aos usuários que não fizessem o download devido aos problemas da nova atualização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: