COMPARTILHE ISSO

Um tópico que causa muita polêmica por aí é “Como deixar meu celular mais seguro?”. Pensando nisso, aqui deixarei algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de proteger seu telefone.

segurança

1 – Adicione uma senha forte

Nada de fazer um L no desenho. Se for desenho, insira um desenho descente. Desenhe uma estrela, um símbolo, algo que as pessoas dificilmente imaginariam. Esqueça a inicial do nome do seu namorado ou namorada. É fofo, mas não é nada seguro. Lembre-se de fazer essa mesma senha várias vezes na hora de configura-la para não esquecer como ela é depois.

Para configurar um desenho, vá até Configurações > Segurança > Bloqueio de tela > Desenho.

Se for inserir uma senha de números, esqueça datas de aniversários e muitos números repetidos. Insira uma combinação de números distintos, mas não os esqueça depois. Anote em um papel e deixe-o muito bem escondido, em um lugar que só você saiba, para que possa verificar se esquecer. Porém, obviamente, faça o possível para decorar. Você pode ficar repetindo a combinação em sua mente e também falar a senha baixinho repetidas vezes para conseguir decora-la.

Para configurar um PIM, vá até Configurações > Segurança > PIM.

Esqueça desbloqueio facial. Um desbloqueio facial pode não ser muito seguro, principalmente se quem pegar seu aparelho for suficientemente parecido com você. Em certas ocasiões, até sua foto pode servir para desbloquear seu aparelho. Por isso, caso insista neste recurso, ative a exigência de piscar para provar que não é apenas uma fotografia.

Para configurar o reconhecimento facial, vá até Configurações > Segurança > Reconhecimento facial. Você deverá mostrar seu rosto na câmera frontal do seu aparelho por um tempo para que ele capte seus traços.

Instale um anti-vírus

Um bom anti-vírus sempre ajuda na hora de proteger seu telefone. Existem muitos anti-vírus grátis, mas se você puder pagar um bom anti-vírus pago, é melhor ainda.

Em destaque entre os grátis, temos o famoso Avast!, que embora muitos digam que não é muito eficiente nos computadores, no Android ele se mostrou muito útil até o momento.

Avast! Mobile

Download

Em destaque entre os pagos, temos o AVG Mobile, que é uma alternativa muito, muito boa mesmo para quem puder pagar. No momento, ele está disponível na Google Play Store por R$29,99.

AVG

Download

Limpar a tela do celular

Muitos irão pensar que é uma dica “boba”, mas saiba que não é caso você use um bloqueio de tela de desenho. Geralmente, as pessoas colocam o desenho para desbloquear o celular somente para bloquear ele de novo, sem ter feito nada mais. Parece que não, mas se parar para pensar, é uma coisa muito comum em mais de 90% das pessoas. Isso é um risco enorme, pois se alguém realmente quiser desbloquear o seu aparelho, a primeira coisa que irão fazer é ver se você deixou as marcas do seu dedo na tela, revelando o desenho. Portanto, não custa nada passar o polegar pela tela após fazer o desenho, para retirar as marcas, não é?

Não ative a depuração USB a toa

A depuração USB é muito útil para desenvolvedores de aplicativos, mas também é muito útil para quem quiser hackear seu aparelho. Através desse recurso ativado, eles podem tentar conseguir mudar alguma codificação no seu aparelho, tornando-o muito vulnerável. É uma coisa muti difícil de ser feita, mas não é muito bom arriscar, principalmente se você tem arquivos importantes em seu dispositivo (ou se você for da CIA).

Cuidado com APKs

APK é um formato de arquivo nativo do Android. É através desse arquivo que são instalados os aplicativos, e, portanto, podem ser perigosos se instalar apps maliciosos. Sabendo disso, evite ao máximo instalar APKs. Se possível, instale apenas aplicativos da Google Play Store, que são verificados um a um. Caso vá instalar um APK, verifique quem está o indicando para você. Veja se é confiável. Nós do site Vidroid.com.br, por exemplo, nunca iremos te indicar um APK malicioso.

Instale e ative o Gerenciador de Dispositivos

A própria Google têm um aplicativo chamado Gerenciador de Dispositivos. Com este app, você pode encontrar seu dispositivo se tiver perdido ou se roubarem. Você só precisará que seu aparelho esteja conectado à internet e, preferencialmente, esteja com o GPS ligado também. Com este aplicativo, você também pode trancar seu aparelho com uma nova senha e o mesmo não poderá seu novamente utilizado até que você mesmo insira essa nova senha. Poderá também reproduzir um som no volume máximo para alertar sobre aonde está seu aparelho, caso você tenha o perdido emcasa mesmo. Além disso, em casos extremos, você também poderá apagar todos os arquivos do seu aparelho roubado.

Gerenciador de Dispositivos

Download

Após feito o download, você poderá encontra-lo na sua lista de aplicativos com o nome “Dispositivos”.

Evite andar com seu aparelho no bolso de trás

Muitas pessoas têm o costume de andar com seu smartphone no bolso de trás do short ou da calça, mas isso facilita (e muito) a vida de quem quer te roubar. Não “dê bobeira” e ande com o aparelho no bolso da frente sempre que possível, e o tempo todo esteja atento, pois você pode nem mesmo saber que está sendo roubado.

Cuide sempre do seu aparelho e fique sempre atento.


mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: