COMPARTILHE ISSO

Imagens feitas à noite podem passar por alterações depois do clique

Tirar fotos com o celular, mas, ao mesmo tempo, com qualidade profissional pode ser uma tarefa complicada, principalmente durante a noite. Até mesmo os fotógrafos experientes têm mais dificuldades neste momento, tudo por causa da baixa luminosidade, então, não desista! Agora, se você já tentou, tentou, e nada, não se decepcione, pois já estamos em tempo de edição e retoques para qualquer tipo de imagem de smartphones.foto noturna

Para que as suas fotos noturnas fiquem com cara de imagens profissionais, a principal dica e talvez a mais difícil de compreender é: não use o flash! Nos smartphones, o flash ainda é muito precário em relação às câmeras fotográficas e só funciona a curta distância. Na maioria dos casos, as imagens vão ficar esbranquiçadas e parecerão chapadas nos locais onde o flash alcançou, além de criar uma sombra escura ao redor da imagem, o que pode estragar seu clique. Duas soluções podem te ajudar nessas circunstâncias: usar o flash de outro celular para iluminar a cena de forma indireta ou aumentar ou ISO da câmera do seu celular, se esta opção estiver disponível.

O ISO, aliás, é um dos maiores aliados e, ao mesmo tempo, inimigo das fotos tiradas durante a noite. Isso porque, quanto mais alto o ISO, mais granulada sua foto ficará. Ao mesmo tempo, é ele quem regula a sensibilidade da câmera, o que ajuda a deixar a cena mais clara na tela do smartphone, apesar da perda de qualidade.

Mais um fator que colabora para fotos noturnas mais nítidas é desligar o modo HDR. O recurso é excelente na hora de fotografar durante o dia, pois aumenta a sensibilidade da câmera e diminui a velocidade para gerar balaços de cores mais elevados. À noite, as imagens podem acabar borradas se este recurso estiver ativado. Entretanto, é claro que alguns efeitos produzidos com o HDR ativado podem ser muito bons, mas, se quiser resultados 100% garantidos, é melhor deixar desligado por um tempo.

A estabilidade é mais um problema durante a noite. Por conta da sensibilidade da câmera, mesmo quando o HDR não está ativo, as fotos noturnas tendem a sair tremidas. A baixa luminosidade dificulta o clique nítido e objetivo, e, para resolver esse empecilho, você não pode tremer durante a foto. Se essa tarefa não for nada fácil, aposte num apoio para o smartphone ou até mesmo num tripé, pois já existem muitos modelos disponíveis especialmente para celulares.

E DEPOIS?

O momento passou, mas a foto ficou, e, ainda por cima, saiu ruim?! Não se preocupe. O aplicativo Photo Wonder é o ideal para fotos noturnas, nele você pode tirar a foto e já editá-la. Se a foto noturna não ficou das melhores, tem mais de um jeito de consertar aquela foto que merecia até ser deletada do celular.

A seguir, você vai conferir alguns truques para “salvar” seus momentos únicos e compartilhá-los com seus amigos.

Efeitos

O jeito mais fácil de dar cara nova a uma foto que não saiu tão boa é colocar um efeito, que, nada mais é do que um filtro aplicado na imagem.

Alguns efeitos desfocam só as laterais das imagens, o que pode ajudar a esconder as sombras das fotos com flash. Outros, ainda, iluminam apenas determinadas partes da foto, e você pode usar esse artifício para destacar o que você achou mais bonito ou a pessoa ou objeto que você queria retratar.

Recortar

Em situações do cotidiano, cada foto é tirada num momento único em relação à luz e distância. Como o zoom também pode causar um efeito granulado na imagem, é bom evitá-lo. Entretanto, o problema acaba sendo como tornar mais próximo uma cena que está tão distante, e, ainda, com pouca luz? Se você usar sempre a resolução máxima de sua câmera, você não terá problemas de baixa qualidade na hora de recortar as imagens.

O recorte serve também para remover algumas imperfeições que tenham ficado nos cantinhos das fotos, mas cuidado para não exagerar e remover também uma parte essencial da imagem. Você também pode acrescentar bordas e moldurar para não deixar nenhum sinal de que a imagem foi cortada.

Não tenha medo de cortar suas fotos. Isto é, se você tiver deixado uma cópia da original salva no smartphone!

Melhorando os ruídos

Se você tentou usar as dicas de mestre e até aumentou o ISO, mas, mesmo assim, a imagem saiu cheia de pixels, não se preocupe, pois também tem cura para esse problema. Na hora de editar, você pode utilizar um redutor de ruídos, que vai diminuir a quantidade de pixels da imagem, e vai deixar a seu clique com qualidade melhor.

Exageros

Uma foto noturna nunca será igual a uma foto tirada à luz solar. Então nem tente fazer isso! Aceite que a imagem que você tem na tela foi tirada em condições diferentes, e o que resta é melhorá-la ao máximo.

A dica é deixar os tons escuros ainda mais escuros e os claros ainda mais claros. Você pode fazer isso com uma simples regulagem de luminosidade, contraste e saturação dentro do aplicativo de edição.

Preto e branco

Se nenhuma dessas edições forem capazes de transformar suas fotos e deixá-las do jeito que você esperava, aplicar um efeito que deixe a foto preta e branca pode ser uma solução inteligente para disfarçar todo tipo de problema.

As fotos P&B são muito elegantes e sofisticadas. A imagem pode ficar num tom mais acinzentado ou então bem contrastante, o que dá uma cara bem atual. Lembre-se que o efeito não será único para todas as fotos e você deve controlar a intensidade de cada imagem.

 

Fonte: Lavínia Souza

Imagem: FotoHobby

mm

Otavio Miguel

Administrador e autor do site. Apaixonado pelo que faz e fiel a Deus. Aluno de Engenharia de Computação na UTFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: